terça-feira, 27 de julho de 2010

Saudades para Mãe Sheila, seus filhos e a comunidade do ILÉ ÀSE ÀÁFIN ÀBÀMÌ OSUN

Morre aos 71 anos, na manhã deste domingo, Altair da Silva Homem, mãe carnal da Iyalorisa Sheila da Osun da tradição Ketu no Rio de Janeiro. Oyace, como era chamada pelo povo do sando, estava internada no CTI do Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo (RJ), onde recuperava-se de uma grave infecçao pulmonar.

Dona Altair, sentiu-se mal em um dia pela manha e foi levada para pronto atendimento no UPA do Engenho Novo. Com grande dificuldade de respirar, foi imediatamente sedada e "entubada" para ventilação pulmonar. Com restrições tecnologicas, e sem receber alimento via horal, Dona Altair permaneceu por cerca de 10 dias na "Sala Vermelha" da UPA. Com o auxílio e a solidariedade de membros da CCIR - Comissão de Combate a Intelerancia Religiosa do estado do RJ, dentre eles Cel. Ubiratan Ângelo, logrou-se êxito na tranferencia para a UTI do Hospital em Realengo, onde passou a receber alimentos via tubos, os médicos conseguiram melhorar o quadro infeccioso, realizaram o procedimento de traqueostomia, o que permitiu retirá-la do estado de coma indusido. Porém, Dona Altair sofria de mal de Alzheimer em estágio avançado, o que veio a piorar ainda mais, devido ao quadro infeccioso. O mal de Alzheimer não tem cura, e pode levar a morte.

Na manhã de domingo (25), a Mãe Sheila é contactada pela equipe do hospital pedindo que se dirijisse até o local, onde teve a notícia.

O corpo de Oyace foi levado para a capela C do cemitério do São Francisco Xavier, no Cajú, onde foi realizado o ritual de Axexê antes do sepultamento.

"Agradeço de coração a presença, companhia e a ajuda, não só no
velório, como no asésé e no sepultamento de minha mãe Oyàse.
Estou muito
cansada, mas com meu coração em paz, pois foi feito o que devia ser feito, e
para quem viu e prestou atenção, constatou a mudança fisionômica da Oyàse, após
o ritual... estou com meu coração em paz.
Obrigada a todos... meu marido,
irmãos, filhos, filhos de santo, amigos e parentes."

Disse Mãe Sheila.

O enterro aconteceu as 14:00h de segunda-feira (26) e estiveram presentes familiares, amigos, e "netos de coração" (filhos de santo da casa de Mãe Sheila).

Oyace foi iniciada para Oya, no culto a orisa tradição Ketu em 1983. Um mes depois da "obrigação" de 7 anos de santo de Sua filha carnal, Mãe Sheila da Osun.

--------------------------------
Paulo Franco
paulofrancorio@hotmail.com

Nenhum comentário: