Dona Altair, sentiu-se mal em um dia pela manha e foi levada para pronto atendimento no UPA do Engenho Novo. Com grande dificuldade de respirar, foi imediatamente sedada e "entubada" para ventilação pulmonar. Com restrições tecnologicas, e sem receber alimento via horal, Dona Altair permaneceu por cerca de 10 dias na "Sala Vermelha" da UPA. Com o auxílio e a solidariedade de membros da CCIR - Comissão de Combate a Intelerancia Religiosa do estado do RJ, dentre eles Cel. Ubiratan Ângelo, logrou-se êxito na tranferencia para a UTI do Hospital em Realengo, onde passou a receber alimentos via tubos, os médicos conseguiram melhorar o quadro infeccioso, realizaram o procedimento de traqueostomia, o que permitiu retirá-la do estado de coma indusido. Porém, Dona Altair sofria de mal de Alzheimer em estágio avançado, o que veio a piorar ainda mais, devido ao quadro infeccioso. O mal de Alzheimer não tem cura, e pode levar a morte.
Na manhã de domingo (25), a Mãe Sheila é contactada pela equipe do hospital pedindo que se dirijisse até o local, onde teve a notícia.
O corpo de Oyace foi levado para a capela C do cemitério do São Francisco Xavier, no Cajú, onde foi realizado o ritual de Axexê antes do sepultamento.
"Agradeço de coração a presença, companhia e a ajuda, não só no
velório, como no asésé e no sepultamento de minha mãe Oyàse.
Estou muito
cansada, mas com meu coração em paz, pois foi feito o que devia ser feito, e
para quem viu e prestou atenção, constatou a mudança fisionômica da Oyàse, após
o ritual... estou com meu coração em paz.
Obrigada a todos... meu marido,
irmãos, filhos, filhos de santo, amigos e parentes."
Disse Mãe Sheila.
O enterro aconteceu as 14:00h de segunda-feira (26) e estiveram presentes familiares, amigos, e "netos de coração" (filhos de santo da casa de Mãe Sheila).
Oyace foi iniciada para Oya, no culto a orisa tradição Ketu em 1983. Um mes depois da "obrigação" de 7 anos de santo de Sua filha carnal, Mãe Sheila da Osun.
--------------------------------
Paulo Franco
paulofrancorio@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário