terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aprovada, em carater experimental, as Políticas Afirmativas (cotas) na UFRJ

Mãe Sheila falando à mesa de
Religiosos
Na última quarta-feira (11), no prédio da Reitoria da UFRJ, com a presença de integrantes da sociedade, dentre elas:  organizações estudantis AMES, UBES , DCE UFRJ, Acadêmicos da UFF, da UERJ e da CIR - COMISSÃO DE IGUALDADE RACIAL/OAB-RJ na presença dos Doutores de Direito Bárbara e Tito Mineiro (que estavam lá pra resguardar a integridade dos manifestantes sob o aspécto jurídico) - participaram com membros do movimento de mulheres Tânia Lopes (irmã do Jornalista Tim Lopes);  membros da Igreja Católica (Frei Tatá);  Mãe Sheila da Oşun - Sacerdotiza da Tradição Ketu no Brasil que, no evento, veio representar não só a religião afro, mas também Ivanir dos Santos e a CCIR - Comissão de Combate à Intolerancia Religiosa/RJ;  Frei Davi e membros da EDUCAFRO Rio, de um Ato Ecumênico, uma vigília que durou toda a noite a favor das ações afirmativas/cotas. O cansaço foi recompensado, pois, enfim, foi aprovada, em caráter experimental para 2011 e exclusivo, as políticas afirmativas na UFRJ com a aplicação das notas do ENEM/SISU em sua seleção - dando um passo importante par a o fim do vestibular e a democratização do ensino sob certo pondo de vista.

Frei Tatá falando à mesa de
Religiosos
Populares ouvindo Mãe Sheila












Debate Popular

Além da Reflexão dos Religiosos, manifesto contou com uma apresentação teatral do produzida por integrantes da EDUCAFRO Rio (com participação especial do Dr. Tito, que foi convidado de surpresa para entrar em cena, e não fez feio no improviso;  e debates de populares sobre assuntos a cerca do tema em questão.




O que é o Sistema de Seleção Unificada (SISU)?
É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Participam do processo de seleção para as vagas do segundo semestre 35 instituições de ensino superior, sendo 15 universidades federais, duas universidades estaduais e 18 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Podem se inscrever na seleção unificada os estudantes que prestaram o Enem . É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa inf or mação.


Dr. Tito
"O primeiro passo foi dado - agora o perfil das cotas (QUE PODERÁ ATÉ MESMO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CARÁTER RACIAL) e seu percentual será objeto de outra REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA (quinta-feira que vem - 19/08/2010 às 9:00h na REITORIA SALA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO), por isso, quem puder acompanhar pessoalmente é MUITO IMPORTANTE. Aos que forem procurem os representantes do Conselho Universitário representantes dos alunos e conversem com eles sobre a importância de enfocar um perfil racial ou indicativo futuro para tal. Procurem também o Professor Marcelo Paixão, representante dos Professores Adjuntos com direito a voz e voto no Conselho. O Estudante Negro e Membro da Educafro Rio, Acadêmico cujo o primeiro nome é ALABÊ, também é um nome a ser procurado por representar uma jovem liderança negra em ascensão na UFRJ." - Diz Dr. Tito


Frei Tatá e Mãe Sheila
Alabê


Participação do Dr. Tito, pego de surpresa, e improvisando em cena:




Trecho da peça apresentada pelos jovens da EDUCAFRO Rio:





----------------------------------
Paulo Franco

Nenhum comentário: